sexta-feira, 8 de julho de 2011

EJA - CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Prezadas,
Informamos que estão abertas as inscrições no site do NEGEC (www.negec.net.br/eja) para dois cursos na temática EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Esses cursos são gratuitos, oferecidos pela UFMG e financiados pelo MEC. Eles são direcionados aos profissionais da educação e professores.
O primeiro dos dois cursos apresentados abaixo, intitulado “EJA - Curso de formação continuada em educação de jovens e adultos” tem como pré-requisito a conclusão do Ensino Médio.
O segundo dos dois cursos apresentados abaixo, intitulado “EJA - Educação de Jovens e Adultos na Diversidade” tem como pré-requisito a conclusão da Graduação.
Ambos serão realizados à distância nos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada ao MEC. Faremos abaixo um apanhado com maiores informações sobre o curso. Mais informações poderão ser obtidas acessando o referido site do NEGEC ou por e-mail (negec@negec.net.br).
Lembramos que as inscrições estarão abertas até o dia 12/07/11. Para ambos os cursos, elas serão realizadas através do site www.negec.net.br/eja. Nesse site, terá uma orientação para que você escolha entre um dos dois cursos, de acordo com sua formação.
Segue abaixo mais informações sobre o curso, nos colocamos a disposição para sanar eventuais duvidas.
Contamos com sua colaboração para dar ampla divulgação às inscrições. Tendo em vista que para que o curso seja de fato oferecido, precisamos preencher todas as vagas.
Atenciosamente,
Equipe do NEGEC.

REQUISITO ENSINO MÉDIO CONCLUÍDO
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE), propõe o projeto de curso intitulado “EJA - Curso de formação continuada em educação de jovens e adultos” para ser ofertado aos professores e outros profissionais da educação que trabalham na educação pública.
O curso será oferecido na modalidade à distância em 8 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada ao MEC. Ele terá duração de 6 meses, com carga horária total de 120 horas.
O objetivo para essa formação continuada é possibilitar uma nova realidade para o cenário brasileiro, a partir da melhoria na educação pública brasileira. Para tanto, a proposta é de um projeto de curso à distância no qual está previsto o acompanhamento dos alunos por uma equipe de profissionais da UFMG, sendo esta formada principalmente por tutores, professores, coordenadores do curso e equipe de apoio.
O curso proposto será oferecido para OITO Pólos da UAB do Estado de Minas Gerais, a saber: Governador Valadares, Juiz de Fora, Confins, Itabira, Uberlândia, Montes Claros, Teófilo Otoni e Formiga. Para cada uma desses Pólos, a previsão é de ofertar o curso para uma turma de 60 alunos, dentre os professores e profissionais da educação que queiram participar. Ao todo serão ofertadas 480 vagas.
Conforme mencionado o projeto abrange um curso à distância de atualização. Especificamente, o curso tem foco na formação continuada em educação profissional e tecnológica. A equipe de professores atuantes no curso é composta por renomados profissionais da UFMG, com título de mestre e doutor.

EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE
REQUISITO GRADUAÇÃO CONCLUÍDA
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE), propõe o projeto de curso intitulado “Educação de Jovens e Adultos na Diversidade” para ser ofertado aos professores e outros profissionais da Educação que trabalham na Educação de Jovens e Adultos.
O curso será oferecido na modalidade à distância em 8 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada ao MEC. Ele terá duração de 6 meses, com carga horária total de 200 horas.
Ele será oferecido para 8 Pólos da UAB do Estado de Minas Gerais, a saber: Governador Valadares, Juiz de Fora, Corinto, Itabira, Uberlândia, Montes Claros, Teófilo Otoni e Lagoa Santa. Para cada uma desses pólos, a previsão é de ofertar o curso para uma turma de 50 alunos. Ao todo serão ofertadas 400 vagas.
Conforme mencionado o projeto abrange um curso à distância de aperfeiçoamento. No qual está previsto o acompanhamento dos alunos por uma equipe de profissionais da UFMG, sendo esta formada por tutores, professores, coordenadores do Curso e equipe de apoio.

Profª Luciane Dias
Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
FACIP / UFU
"Até que os leões tenham suas histórias, os contos de caça glorificarão sempre o caçador."

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Reunião com os professores da EJA (08/07/11)

"SOMOS O QUE FAZEMOS, MAS SOMOS PRINCIPALMENTE O QUE FAZEMOS PARA MUDAR O MUNDO."

O HOMEM SEM SORTE
Vivia perto de uma aldeia um homem, um homem que era completamente sem sorte. Nada do que ele fazia dava certo. Muitas vezes ele plantava sementes e o vento vinha e as levava, outras vezes, era a chuva, que vinha tão violenta e carregava as sementes. Outras vezes ainda, as sementes permaneciam sob a terra, mas o sol, era tão quente, que as cozinhava. E ele se queixava com as pessoas e as pessoas escutavam suas queixas, da primeira vez com simpatia, depois com um certo desconforto e enfim quando o viam mudavam de caminho, ou entravam para dentro de suas casas fechando portas e janelas, evitando-o.

Então além de sem sorte, o homem se tornou chato e muito só. Ele começou a querer achar um culpado para o que acontecia com ele. Analisando a situação de sua família percebeu que seu pai era um homem de sorte, sua mãe, esta tinha sorte por ter se casado com seu pai, e seus irmãos eram muito bem sucedidos, pois então, se não era um caso genético, só poderia ser coisa do Criador. E depois de muito pensar resolveu tomar uma atitude e ir até o fim do mundo falar com o Criador, que como Criador de tudo, deveria ter uma resposta...

Se você quer saber o final dessa estória, acesse o link http://eraumavezahoradoconto.blogspot.com/2009/09/o-homem-sem-sorte.html

A importância do aprendizado contínuo ...

... Um diferencial em nossas vidas...

A Evolução do conhecimento

Embora o conhecimento sempre tenha sido necessário para a vida de todos,concluir o ensino fundamental, o ensino médio, fazer uma faculdade, isso já não mais tão relevante. A importância de se "ter estudo" ultrapassou a barreira do fundamental, sua importância aumentou vertiginosamente com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, particularmente nas últimas décadas do século XX.
É fundamental saber como utilizar as informações e o conhecimento já existentes. Aquilo que já aprendemos na escola ou faculdade. O mercado exige muito mais hoje. Cursos, aperfeiçoamento constante. É Claro que as práticas dos grupos e a experiência acumulada pelas pessoas ao longo da vida também servem para aumentar sua produtividade e conquistar novas oportunidades.(...)
Quem não tem condições de fazer um MBA caríssimo pode fazer cursos de curta duração. Isso mostra disposição e interesse em aprender. E as empresas valorizam esse esforço.
(...)Portanto, estudar é preciso. Isso é regra no mercado de trabalho do século 21. E vale pra quem tem 15 anos ou para quem tem 50 anos. - Reportagem do Fantástico.
A evolução é vista todos os dias. A informática facilitou inúmeros processos e trocas de informações, também trouxe a rapidez, praticidades. Hoje é necessário ter pessoas preparadas para lidar com o avanço, por isso é muito importante investir em treinamentos e estudos constantemente;
O emprego não é eterno, eles existem por enquanto, mas para quem for profissional sempre haverá uma oportunidade de trabalho.
O aprendizado contínuo para quem é profissional é um DEVER!
Daniel Borges
http://www.artigosinformativos.com.br/SectionRegion.aspx?SectionId=375&RegionName=blumenau+sc&start=240

Material para EJA - Educação de Jovens e adultos

No portal MEC, há uma seção onde professores e alunos podem fazer downloads de materiais didáticos para o ensino fundamental de jovens adultos. Tais materiais fazem parte da Coleção Caderno de EJA, que segue as orientações curriculares do CNE, organizando os componentes e conteúdos em torno de eixos temáticos e tem o trabalho como eixo geral integrador desses temas.
Ela é uma verdadeira ferramenta do trabalho pedagógico, pois dá liberdade ao professor para decidir o que quer ou não utilizar, em que ordem, com que finalidade. Essa flexibilidade permite que o professor, ao elaborar seu planejamento, possa inserir textos e atividades livremente enriquecendo seu dia a dia na sala de aula e a organização do processo ensino-aprendizagem.
Quem tiver o interesse em conferir, acesse o link ao lado, em sites interessantes
http://portal.mec.gov.br

Vídeo- Escolhas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Educação de Jovens e Adultos

A educação de jovens e adultos (EJA) é a modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é freqüente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância). No início dos anos 90, o segmento da EJA passou a incluir também as classes de alfabetização inicial.
No Brasil, o campo consolidou-se com influência das ideias do educador Paulo Freire e em forte relação com o movimento de educação popular.
O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da educação (a LDB, ou lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996). É um dos segmentos da educação básica que recebem repasse de verbas do Fundeb.